CAMPANHA SALARIAL 2018. Bancários de Santa Maria e região aprovam pauta da Campanha Nacional Unificada
12/06/2018

Os bancários de Santa Maria e região aprovaram a pauta nacional de reivindicações da Campanha Salarial 2018. A categoria esteve reunida em Assembleia Geral na noite desta terça-feira (12), na AABB, para debater o tema.

No final de semana, em São Paulo, foi realizada a 20ª Conferência Nacional dos Bancários, onde foi debatida a pauta da campanha. Os dirigentes sindicais Marcello Carrión e Margarete Thomasi estiveram presentes no encontro.

"Na Conferência foi aprovado que iremos reivindicar o reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas", ressalta Margarete, que durante a assembleia desta terça fez um relato do encontro aos bancários da base.

Ao final da reunião, a pauta do dia (confira abaixo) foi aprovada por unanimidade. A assembleia, por sua vez, foi suspensa e será reaberta no decorrer da Campanha Salarial.

Nesta quarta-feira (13), a pauta da Campanha Nacional Unificada 2018 será entregue à federação dos bancos (Fenaban). O Comando Nacional dos Bancários levará à Fenaban um pré-acordo para garantir a manutenção de todos os direitos da CCT e dos acordos específicos até a definição das negociações deste ano.

CLIQUE AQUI para conferir a Pauta de Reivindicações da categoria.

Abaixo, confira a pauta da Assembleia Geral aprovada nesta terça:

1. Deliberar sobre as Pautas de Reivindicações dos/as trabalhadores da categoria profissional, que serão encaminhadas para a Fenaban, para o Banco do Brasil, para a Caixa Econômica Federal, para o Banrisul e outros Bancos Privados, além do Sindicato das Financeiras.

2. Deliberar sobre a concessão de poderes aos entes sindicais para realizar negociações coletivas e para firmar as correspondentes Normas Coletivas de Trabalho.

3. Ratificar a decisão sobre pactuação de Acordos Coletivos de Trabalho previamente entabulados com o Banrisul sobre o ponto eletrônico, com o Banco Safra sobre “bancarização” e com o Banco Itaú sobre ponto eletrônico.

4. Deliberar sobre a concessão de poderes ao Sindicato e/ou à Fetrafi/RS para ajuizar Ações Coletivas em defesa de direitos e interesses dos integrantes da categoria profissional.

5. Deliberar sobre a inclusão de cláusula específica na correspondente Norma Coletiva de Trabalho, autorizando o desconto do salário de todos/as os/as integrantes da categoria profissional, caracterizado como Taxa de Sustentação da Campanha Salarial a ser destinada ao ente sindical que lhes representa.

6. Deliberar sobre a participação ou não do correspondente Sindicato em acordo de quitação anual de obrigações trabalhistas, previsto na nova redação do artigo 507B da CLT.

7. Deliberar sobre suspensão da assembleia para continuidade em nova data, mediante a convocação unicamente por meio dos veículos de comunicação dos entes sindicais.



Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região
(55) 996-811-384


[Voltar]

Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região - Rua Dr. Bozano, 1147 - Ed. Marilene, Salas 301, 302 e 306 CEP: 97.015-003 - Santa Maria/RS
Fone: (55) 3222.8088 - E-mail: contato@bancariossm.org.br