Sindicato dos Bancários completa 83 anos nesta terça-feira (2)
02/10/2018

Hoje é um dia especial para o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, que completa, nesta terça-feira (2), seu 83º aniversário de fundação.

A entidade foi criada em 2 de outubro de 1935, época em que os bancários gaúchos já tentavam articular um congresso que reunisse a categoria. Naquela data, existiam apenas dez sindicatos de bancários em todo país. A conjuntura política nacional era favorável à organização do movimento da categoria, que havia atingido uma articulação grande com base em reivindicações bastante abrangentes. A criação do Sindicato significava o fortalecimento da oposição política, da luta pela democratização e da busca da autonomia sindical.

O primeiro presidente da entidade foi Alfredo Bohrer, funcionário do Banco da Província do Rio Grande do Sul, e o vice, Acteon Vale Machado, funcionário do Banco Nacional do Comércio. Newton Belém, funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, e posteriormente, presidente da Federação dos Bancários do Estado, era o primeiro secretário. A posse da primeira diretoria, ocorrida no Clube Caixeiral, contou com a presença dos bancários, que na época não chegavam a 100.

O Sindicato de Santa Maria surgiu exatamente no período em que se intensificavam as articulações políticas contra a ordem instituída, representada pelo governo de Getúlio Vargas. Sob forte influência do Partido Comunista, o movimento bancário brasileiro filiara-se à Aliança Nacional Libertadora (ANL) e, através da recém-criada Federação Bancária, apoiara o Congresso Nacional da Unidade dos Trabalhadores.

A trajetória do Sindicato dos Bancários durante estas oito décadas foi forjada nos momentos em que os trabalhadores mais necessitavam de apoio e organização. A entidade enfrentou a repressão do período da Ditadura Militar e liderou greves e lutas, que resultaram em conquistas para a categoria que permanecem até hoje.

Nos dias atuais, em que os direitos dos trabalhadores são ameaçados e o futuro do país é incerto, o Sindicato mantém-se firme como defensor dos direitos da categoria.



Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região
(55) 996-811-384



[Voltar]

Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região - Rua Dr. Bozano, 1147 - Ed. Marilene, Salas 301, 302 e 306 CEP: 97.015-003 - Santa Maria/RS
Fone: (55) 3222.8088 - E-mail: contato@bancariossm.org.br