Eleição da Fetrafi é marcada por unificação de diferentes grupos políticos
15/04/2019

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) realizou, no final de semana, seu 13º Congresso Estadual. O evento foi marcado pela eleição de sua nova diretoria para um período de quatro anos.

Duas chapas se inscreveram para o pleito, sendo que 331 delegados e delegadas foram às urnas. A Chapa 1 recebeu 299 votos, o que corresponde a 90,332% do total de votos. A Chapa 2 obteve 32 votos, equivalente a 9,667%.

Como a Chapa 2 não obteve os 10% mínimos exigidos pelo estatuto para incluir representante na diretoria, todos os membros da nominata da Chapa 1 foram eleitos.

Unificação
A Chapa 1 foi formada por diferentes grupos políticos que integram o movimento sindical bancário.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcello Carrión, a categoria sai vitoriosa com a união da maioria dos grupos políticos.

“Esta unificação é importante para atuarmos juntos em defesa dos trabalhadores, contra a Reforma da Previdência e contra ataques externos da conjuntura de extrema-direita”, analisa Carrión.

A diretora da Fetrafi-RS, Cristiana Garbinatto, explica que o somatório de forças ocorre em virtude dos ataques que a categoria sofre.

“A vitória deste bloco demonstra para o governo, o empresariado e, principalmente, para a categoria bancária que agora é a hora da luta e da unificação. É o momento de estarmos juntos e resistindo. Abrimos mão de disputas internas por um bem maior, de manter direitos e de lutar pela categoria e por todos os trabalhadores”, avalia Cristiana.

Foram definidos, na convenção, cinco pontos de convergência que serão trabalhados na próxima gestão da Fetrafi-RS: Defesa da Previdência Pública; Defesa dos direitos Trabalhistas; Manutenção dos Bancos Públicos; Defesa das instituições sindicais; e Segurança Bancária.

Entre os novos 38 integrantes eleitos para a Fetrafi-RS, está o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Claudenir Freitas.


Maiquel Rosauro - Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região


[Voltar]

Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região - Rua Dr. Bozano, 1147 - Ed. Marilene, Salas 301, 302 e 306 CEP: 97.015-003 - Santa Maria/RS
Fone: (55) 3222.8088 - E-mail: contato@bancariossm.org.br