Sindicato dos Bancários completa 85 anos de lutas e conquistas
02/10/2020

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região completa 85 anos de lutas e conquistas nesta sexta-feira (2). Este ano, a pandemia nos impede de abraçar os colegas, mas nada é capaz de deter a força e determinação de uma categoria que atua de forma aguerrida desde 2 de outubro de 1935.

Naquela época, existiam apenas dez sindicatos em todo país. A criação da entidade significava o fortalecimento da oposição política, da luta pela democratização e da busca da autonomia sindical.

O primeiro presidente foi Alfredo Bohrer, funcionário do Banco da Província do Rio Grande do Sul, e o vice, Acteon Vale Machado, funcionário do Banco Nacional do Comércio. Newton Belém, funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, e posteriormente, presidente da Federação dos Bancários do Estado, era o primeiro secretário.

A posse da diretoria ocorreu no Clube Caixeiral e contou com a presença dos bancários, que à época não chegavam a 100 pessoas. Hoje, somos cerca de 2 mil, entre funcionários da ativa e aposentados.

A trajetória do Sindicato dos Bancários durante estes 85 anos foi forjada nos momentos em que os trabalhadores mais necessitavam de apoio e organização.

A entidade enfrentou a repressão do período da Ditadura Militar, liderou greves e lutas que resultaram em conquistas para a categoria que permanecem até os dias atuais.

Hoje, um novo capítulo desta história é escrito, com o Sindicato atuando de forma vigilante para que os bancos cumpram todos os protocolos para evitar contaminação por covid-19 nas agências.

E assim seguimos, firmes, fortes e sempre atentos à defesa dos direitos da categoria.

Um dia especial para todos nós!

Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região
2 de outubro de 2020


[Voltar]

Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região - Rua Dr. Bozano, 1147 - Ed. Marilene, Salas 301, 302 e 306 CEP: 97.015-003 - Santa Maria/RS
Fone: (55) 3222.8088 - E-mail: contato@bancariossm.org.br