Bancários devem receber mais de 10% de reajuste

O reajuste salarial dos bancários deve chegar a pelo menos 10% este ano, conforme estimativa da Fetrafi-RS. Isso se deve ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que está em alta e fechou o mês de julho em 9,85% no acumulado de 12 meses.
Assim, se a tendência se confirmar em agosto, em 1º de setembro, data-base da categoria, a reposição salarial pode ultrapassar os 10%, pois o acordo firmado em 2020 para dois anos baseia-se no INPC, mais 0,5%.
“Os bancários estão questionando de quanto será o reajuste. Não podemos dizer o valor exato, mas, sim, nosso acordo de dois anos está atrelado ao INPC e deve ser cumprido”, reforça o diretor da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo, destacando que o índice exato será conhecido apenas no final de setembro, quando é divulgada a referência de agosto.
O que diz o Acordo
A atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária foi exaustivamente negociada com a Fenaban no ano passado. Inicialmente, a Federação dos Bancos não queria conceder nenhum reajuste e propôs apenas o abono salarial. Além disso, queriam reduzir a PLR.
O Comando Nacional dos Bancários se manteve firme na negociação e conquistou aumento real e a manutenção da CCT. Para 2021, o acordo garantiu a reposição do INPC acumulado no período (1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) e aumento real de 0,5% para salários e demais verbas como vale-alimentação e vale-refeição, assim como para os valores fixos e tetos da PLR.
O que é o INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC é formulado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, por meio da mensuração das variações de preços da cesta básica.
O índice tem como unidade de coleta os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e internet e sua coleta estende-se, via de regra, do dia 1º ao dia 30 de cada mês.

Fonte: Fetrafi/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + vinte =