Banrisulenses participam de plenária antes de nova assembleia sobre PPR

Dezenas de banrisulenses da base do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região participaram de uma plenária virtual, na noite desta sexta-feira (27), sobre a nova assembleia do Plano de Participação nos Resultados (PPR). Durante o encontro, os bancários tiraram dúvidas sobre o pleito on-line marcado para segunda (30).

A votação ocorre devido a uma mobilização da base, uma vez que a Diretoria Executiva do Sindicato não tem poderes estatutários para chamar nova assembleia sem fato novo que a justifique.

Em 7 de janeiro, os banrisulenses da base de Santa Maria rejeitaram proposta do PPR com 63% dos votos contrários e 36,4% dos votos favoráveis.

Como um novo pleito está marcado, a eleição de janeiro será desconsiderada. Logo, é a assembleia de segunda (30) que dirá se a base aprova ou não o acordo. A previsão é de que o resultado seja divulgado na terça-feira (31), após conferência dos registros de votação, a fim de que o pleito não seja invalidado.

A reunião desta sexta contou com a presença do assessor jurídico do Sindicato, Luiz Fernando Fioravante. A primeira pergunta direcionada ao advogado foi o que acontecerá se o Sindicato de Santa Maria não assinar o PPR.

“O banco vai ter que continuar (pagando a premiação atual). Vamos ajuizar uma ação coletiva dizendo que o banco mudou a regra no decorrer do jogo. Agora, vai mudar só para Santa Maria? Isso o Judiciário vai dizer. A segurança jurídica do banco está em cima desse acordo, porque ela terá toda a tranquilidade de implementar essa forma de premiação. Para nós do Sindicato, enquanto advogados, teremos que pensar em alguma forma para manter as ações que estão tramitando. Isso, com certeza, nos amarra”, explicou Fioravante.

O diretor de Comunicação do Sindicato, Márcio Kolinski, informou que o Sindicato não indicará voto pela aprovação ou reprovação do acordo. A decisão cabe à categoria.

Assembleia
Para participar da assembleia, na segunda-feira (30), acesse o site http://votacao.bancariossm.org.br/votacao, entre 8h e 20h.

Na página do Sindicato é possível conferir o edital e a íntegra do Acordo Coletivo.

 

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =