Divulgação de lucro do Banrisul gera insegurança nos banrisulenses

A divulgação das demonstrações financeiras do Banrisul, com queda no lucro, gerou insegurança em seus empregados quanto à obtenção ou não do Programa de Participação nos Resultados (PPR). A ferramenta prevê que, caso o lucro líquido recorrente do banco atinja 80% do previsto no orçamento, acionará o gatilho para que todos os empregados recebam premiações conforme seus cargos e desempenhos coletivos e individuais.

Conforme o balanço de Demonstrações Financeiras, o lucro líquido ajustado do terceiro trimestre deste ano totalizou R$ 137,8 milhões, com redução de 19,6% ou R$ 33,7 milhões frente ao lucro líquido ajustado do terceiro trimestre de 2021.

O orçamento do banco é de assunto estratégico e mantido sob sigilo impossibilitando a mensuração de qual o valor mínimo corresponderá a taxa dos 80% do lucro líquido recorrente que acionará o gatilho e habilitará o PPR.

Conforme o diretor de Comunicação do Sindicato do Bancários de Santa Maria e Região, Marcio Kolinski, a divulgação do resultado com um lucro líquido menor do que o ano passado e menor que o previsto para o período gerou insegurança nos banrisulenses.

“Os colegas estão apreensivos por não conseguirem mensurar o quanto isso afetará o lucro líquido recorrente ao final do período e de que forma isso afetará o PPR”, explica.

O acordo PPR prevê em suas cláusulas 10ª e 12ª que todos os funcionários do Banrisul terão informações relativas aos objetivos e aos resultados necessários à verificação de sua participação.

“Porém, em nossa visão, o banco não desempenha essas cláusulas a contento, uma vez que o fato da divulgação do resultado inferior ao planejado causou insegurança e incerteza”, comenta o dirigente sindical.

O acordo tem validade até 31 de dezembro de 2022. Kolinski defende que será preciso negociar com o banco melhorias na redação e um sistema de informações que possibilite um ambiente menos tenso na obtenção das metas estratégicas do banco e individual de cada colaborador.

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 14 =