Sindicato promove Encontro de Saúde Mental do Trabalhador Bancário

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região promove o Encontro de Saúde Mental do Trabalhador Bancário – A prevenção é a solução: A Saúde em Primeiro Lugar. O evento será realizado nesta quinta-feira (21), às 18h, no Salão Anaiê do Hotel Morotin (Rua Ângelo Uglione, 1629, Santa Maria).

O encontro contará com a exibição do documentário “Além do Limite: quando a meta é sobreviver”, produzido pelo jornalista Marcelo Monteiro, que conta o drama dos bancários e os efeitos do assédio na saúde da categoria. Após a exibição do documentário, será realizada uma roda de conversa.

Conforme a diretora de Comunicação do Sindicato, Julciléia Pereira, cuidar da saúde mental é de extrema importância, pois possui um impacto direto na qualidade de vida de uma pessoa, afetando seu raciocínio, emoções e comportamento.

“Embora seja comum encontrar programas e atividades voltados para a saúde física dos empregados, é igualmente essencial dar atenção à saúde mental, uma vez que as doenças psicológicas muitas vezes se manifestam de maneira silenciosa e são negligenciadas. No contexto bancário, é alarmante o número de trabalhadores que estão adoecendo devido a metas abusivas e assédio moral. Precisamos abordar esse problema de forma coletiva, destacando a importância de criar um ambiente de trabalho saudável, seguro e humanizado”, disse Julciléia.

A psicóloga e bancária aposentada da Caixa Econômica Federal, Jone Ivana do Amaral Gomes, aponta que no contexto do trabalho, a saúde mental tem sido impactada negativamente nas últimas décadas, devido a modelos que enfatizam alta produtividade, metas rigorosas, instabilidade e falta de segurança no emprego. Essas características estão profundamente enraizadas no modelo e no panorama da sociedade atual.

“À medida que questões importantes da nossa estrutura social ganham espaço para discussão e exigem políticas públicas adequadas, a organização do trabalho e sua influência na saúde dos trabalhadores também devem ser abordadas. Para isso, é fundamental que nós, como trabalhadores, cidadãos, membros de famílias e indivíduos, estejamos dispostos a examinar nossa realidade e buscar uma relação mais saudável com esse aspecto fundamental de nossas vidas”, afirma Jone Ivana.

O encontro do dia 21 de setembro faz parte da campanha Setembro Amarelo, que reivindica menos metas e mais saúde para a categoria bancária.

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 6 =