Sindicato dos Bancários lança iniciativa de apoio à saúde no ambiente de trabalho

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região promove um projeto inovador para abordar questões relacionadas à saúde no ambiente de trabalho. A entidade está lançando um Grupo de Acolhimento e Discussão, que terá seu primeiro encontro na próxima quarta-feira (8), às 18h, na Sede II (Rua Serafim Valandro, 835 – sala 21). A iniciativa promete ser um passo significativo na busca por soluções que beneficiem os trabalhadores do setor bancário.

O encontro do grupo será realizado na modalidade de roda de conversa, com o objetivo de discutir os desafios que afetam a saúde dos bancários. Durante a apresentação, serão abordados sinais de esgotamento e desgaste, bem como estratégias para enfrentar essas situações.

De acordo com a diretora de Comunicação do Sindicato, Julciléia Pereira, os encontros irão ocorrer de forma presencial a cada 15 dias e terão duração de 1h a uma 1h30min. O grupo de acolhimento receberá um nome, que será definido pelos primeiros participantes.

“Importante ressaltar que a iniciativa está aberta a bancárias e bancários sindicalizados ou não”, afirma Julciléia.

A psicóloga e bancária aposentada da Caixa Econômica Federal, Jone Ivana do Amaral Gomes, destaca os desafios enfrentados pelos bancários devido à pressão no ambiente de trabalho. Ela observa que o sistema de metas, a redução de postos de trabalho e a crescente complexidade tecnológica geram cansaço e exigências que afetam a qualidade de vida dos trabalhadores, levando ao esgotamento do sistema psíquico das pessoas.

“Pensando na saúde dos colegas bancários queremos disponibilizar um espaço de escuta aos trabalhadores com o objetivo de buscar estratégias de enfrentamento a essa realidade, refletindo sobre nossas condições de trabalho e a forma como podemos criar novas formas de se relacionar com essa realidade, discutindo as dificuldades que são enfrentadas”, relata Ivana.

O secretário de Formação do Sindicato, Carilo Machado, ressalta que a iniciativa reforça o compromisso do Sindicato em proteger os bancários e promover seu bem-estar.

“É mais uma forma de acolher e aproximar os trabalhadores do Sindicato. É a reafirmação de que o Sindicato trabalha para proteger os bancários”, disse Carilo.

A primeira iniciativa neste sentido foi realizada em 21 de setembro, no Hotel Morotin, quando o Sindicato promoveu o Encontro de Saúde Mental do Trabalhador Bancário – A prevenção é a solução: A Saúde em Primeiro Lugar. O evento contou com a exibição do documentário “Além do Limite: quando a meta é sobreviver”, produzido pelo jornalista Marcelo Monteiro, que conta o drama dos bancários e os efeitos do assédio na saúde da categoria. Após a exibição do documentário, foi realizada uma roda de conversa.

O encontro da próxima quarta (8) é uma oportunidade valiosa para os bancários explorarem estratégias de enfrentamento para lidar com os desafios do setor e melhorar a qualidade de vida no trabalho. Participe!

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + catorze =