Janeiro Branco – Mês de Conscientização pela saúde Mental e Emocional

Acontece em Janeiro a campanha pela saúde mental e emocional, que visa despertar para a importância da prevenção, cuidado e tratamento do estresse, a ansiedade e o esgotamento emocional e físico.

Esse mês foi escolhido considerando-se o sentimento despertado pelo fechamento do ano, as expectativas e ansiedade pelo ano que inicia. As muitas cobranças e exigências, tanto próprias como em relação as outras pessoas e ao ambiente, podem ser um poderoso gerador de estresse e levar a quadros de esgotamento como o Burnout.

Segundo a OMS, no Brasil, 5,8 % da população poderá desenvolver depressão, 9,2% possuem algum transtorno de ansiedade e, 12% é acometida por algum transtorno mental.

Assim, o Janeiro Branco tem o objetivo de trabalhar para uma cultura de saúde mental na humanidade, despertando as pessoas para o cuidado de si e dos outros.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Maria e Região está engajado nessa mobilização. No mês de setembro foi realizado o primeiro Encontro de Saúde Mental do Trabalhador Bancário, onde foi anunciado a criação de um espaço de discussão para essas questões junto a categoria bancária.

A partir daí, foi implantado uma sistemática de encontros quinzenais na modalidade de Roda de Conversa, onde as bancárias e os bancários discutem a sua realidade, as situações cotidianas e como elas interferem na saúde mental e física de cada um. Em 2023 foram seis proveitosos encontros, onde se produziu conhecimento e trocas de experiências sobre a realidade e formas de enfrentamento à exigente realidade dos bancários.

No ano de 2024, a partir de fevereiro, serão retomados os encontros em data a ser divulgada. Outra novidade será a implantação da Assessoria Psicológica do Sindicato que disponibilizará  plantões de psicologia, com atendimentos agendados para os colegas bancários.

Os plantões têm caráter de orientação e a busca de melhorias na saúde mental e do relacionamento interpessoal. Os horários devem ser agendados com a secretaria do Sindicato pelo telefone (55) 98404.0184 ou com a Coordenação da Assessoria Psicológica pelo fone (55) 99121.5685, com Ivana.

Se você tem alguma ideia ou sugestão você pode compartilhá-la conosco para que em conjunto construamos soluções. Visamos sempre buscar melhorias para a categoria bancária e a melhor forma de alcança-las é juntando esforços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezenove =