6 HORAS SIM! E nenhum direito a menos nas negociações no Banrisul


As negociações no Banrisul caminham para apresentação de uma proposta ampla que modifica o plano de cargos e a jornada dos atuais e futuros funcionários do Banco. A negociação é fruto de inúmeras ações coletivas cobrando as 7ª e 8ª horas que o Banco vem perdendo, evidenciando a ilegalidade da jornada.

Temos algumas premissas que entendemos necessárias para um acordo satisfatório:
– nenhuma redução de direitos aos trabalhadores, seja atual ou futuros;
– jornada de 6 horas sem redução de remuneração;
– qualquer referência a ações judiciais em andamento só poderão levar em conta a data da efetiva implantação da jornada de 6 horas pelo banco;
– acordo em relação ao auxílio movimentação, deve respeitar decisões judiciais;
– garantia formal da incorporação do ADI mesmo em caso de ascensão profissional.

Estas premissas levam em consideração que um eventual acordo com redução salarial será prejudicial a todos os trabalhadores no curto prazo, sendo na própria carreira onde poderia perder o valor do ADI em caso de ascensão e também gerando déficit nas contas da Cabergs, onerando dessa forma a totalidade dos trabalhadores pela redução nas contribuições futuras.
Outro aspecto a se avaliar é a redução dos entraves para uma possível privatização, que sabemos, está sempre na ordem do dia de todos os governos neo-liberais.
A decisão sobre a proposta deve ser precedida de amplo debate com os trabalhadores, tanto na sua construção com reuniões e contribuições que contemplem a diversidade dos funcionários do Banco, quanto na discussão e deliberação nas assembleias onde todos possam emitir suas opiniões.
Se você concorda com essas premissas e quer participar dessa luta pela jornada de 6 horas sem redução de direitos, comente, curta e compartilhe em @BancariosPodemMais

BANCÁRIOS PODEM MAIS
André Luis da Silva – Sindicato do Vale do Caí
Carilo Marzari Machado- SEEB Santa Maria
Cris Garbinatto – Fetrafi RS
Julcileia Pereira – SEEB Santa Maria
Gerson Kunrath – Sindicato do Vale do Caí
Mariluz Carvalho – SindiBancários Santa Cruz do Sul
Rafael Cruz da Silva – SEEB Pelotas
Ronaldo Zeni – Fetrafi RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − quatro =