URGENTE: Banrisul responde ofício da Fetrafi-RS
Banco convoca reunião das assessorias jurídicas para esclarecimentos e ajustes da proposta de reestruturação
Em resposta ao ofício enviado pela Fetrafi-RS, na tarde de quarta-feira (30/07), o Banrisul agendou reunião técnica com a assessoria jurídica da entidade para apresentar esclarecimentos aos itens levantados no documento e ajustar a redação da minuta de ACT de reestruturação.
A reunião, entre advogados do Movimento Sindical e do Banrisul, está agendada para hoje, quinta-feira (31/07), às 9h30, na Assessoria Jurídica da Direção-Geral do Banrisul (Rua Caldas Júnior, 108 – 5º andar).
“A expectativa é de que, finalmente, haja um consenso entre as partes e a negociação seja vantajosa para os banrisulenses e para o Banco”, ressalta a diretora da Fetrafi-RS e coordenadora da Comissão de Organização de Empregados (COE) do Banrisul, Raquel Gil de Oliveira.
Acesse AQUI o ofício na íntegra.
Ofício enviado pela Fetrafi-RS
Em atenção ao ultimato enviado pelo banco em 24/07, estipulando prazo final da proposta de reestruturação para dia 31/07, a FETRAFI/RS enviou ofício resposta na quarta, 30/07, no intuito de propor uma agenda para instalar um grupo de trabalho exclusivamente técnico.
O grupo de trabalho é necessário para ajustar o texto apresentado pelo banco em 25/06, pois o documento não traduz o debate feito em mesa de negociação ao longo de mais de seis meses. Há ainda problemas de interpretação, mesmo no ponto da adesão individual que, em tese, resolve muitas das questões sobre a inconstitucionalidade da proposta.
O ofício também afirma a inviabilidade de convocar assembleias dentro do prazo determinado pelo banco, pois cada um dos mais de 50 sindicatos envolvidos nessa negociação possui seu próprio prazo estatutário de convocação. Além disso, o movimento sindical afirma que para a proposta ser remetida para debate e apreciação dos sindicatos, é preciso elucidar contradições e inconformidades do texto apresentado, no que refere a normas, propostas ou mesmo consensos apontados por parte do banco ao longo do processo negocial.
As entidades ainda reiteram no ofício sua inconformidade com as tabelas de Gratificações de Função apresentadas como proposta final pelo banco, pois os valores estão muito distantes do que é praticado hoje pela empresa e gerarão uma grande desvalorização dos funcionários que vierem a ser promovidos futuramente.
Leia a íntegra do ofício enviado ao Banco
Fonte: Fetrafi-RS