Finalizada a negociação com o Banrisul
Após exaustivas mesas de negociações, o Banrisul fechou a minuta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que será apreciada nas assembleias de hoje (04/09).
O ACT será renovado integralmente, com garantia de reajuste diferenciado para os Operadores de Negócio e avanços em cláusulas sociais.
Após intenso debate na noite de terça-feira (03/09) e na manhã de quarta-feira (04/09), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banrisul e os negociadores do banco fecharam um acordo que será submetido à aprovação da base. Contudo, ainda aguardamos a redação oficial para disponibilizá-la à categoria.
A votação inicia ainda nesta quarta-feira, às 20h (04/09), e ficará aberta por 24 horas. Serão submetidas à aprovação a proposta nacional, negociada com a Fenaban, e as propostas específicas dos bancos.
Confira o que foi construído na negociação:
1. Garantia da possibilidade de retorno à função para Caixas que tenham saído da função;
2. Prorrogação do estágio de função, garantindo segundo estágio para não aprovados;
3. Extensão do Promed para novos funcionários que sejam PCD;
4. Valorização dos Operadores de Negócios: 10% de reajuste sobre o valor atual da gratificação de ON;
5. Garantia de afastamento de até 15 dias, prorrogável por mais 15, devidamente comprovado e em caso de doenças graves, para acompanhamento de pais, filhos e companheiro(a), que necessitem de assistência permanente;
6. Garantia de continuidade do programa de certificações profissionais (CPA’s) que vierem a ser reformulados;
7. Renovação integral e sem alterações das demais cláusulas do ACT específico Banrisul.
A COE avalia que o acordo traz avanços dentro do possível e indica a aprovação da proposta. Contudo, a posição do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região tradicionalmente é de esclarecimento e garantia da decisão individual de cada banrisulense, não indicando rejeição ou aprovação.
Entendemos que foi o possível dentro das condições intransigentes que o Banrisul vinha adotando. Principalmente em questões de retiradas de direitos já garantidos anteriormente.
Atualização (04/09/2024 16:00h)
Confira a minuta completa