Confira a proposta do Banrisul

Nesta terça-feira (30), após mais de 7 horas de negociação, finalmente o Banrisul apresentou uma proposta de acordo que será levada às assembleias para aprovação dos banrisulenses. A reunião entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e o Banco ocorreu na sede da Fetrafi-RS. Além da renovação do ACT, outras duas prioridades da campanha deste ano foram contempladas: a realização de concurso público para escriturário e a valorização dos Operadores de Negócios.

A orientação do Comando dos Banrisulenses e da Fetrafi-RS é pela aprovação do Acordo nas assembleias desta noite. “Foi uma construção do Comando junto com a nossa base. Uma negociação difícil, onde tivemos que ser firmes em não aceitar perda de direitos, mas conseguimos garantir a renovação do ACT na íntegra sem nenhum retrocesso e aprovamos importantes avanços”, destacou a diretora da Fetrafi-RS Raquel Gil de Oliveira.

“Estamos em um momento difícil da conjuntura nacional. Dissemos vários nãos para o Banco, mas nosso objetivo era resolver até ontem para podermos colocar a proposta em votação na nossa assembleia de hoje”, reforçou a diretora da Fetrafi-RS Ana Maria Betim Furquim) 30, após mais de 7 horas de negociação, finalmente o Banrisul apresentou uma proposta de acordo que será levada às assembleias para aprovação dos banrisulenses. A reunião entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e o Banco ocorreu na sede da Fetrafi-RS. Além da renovação do ACT, outras duas prioridades da campanha deste ano foram contempladas: a realização de concurso público para escriturário e a valorização dos Operadores de Negócios.

A orientação do Comando dos Banrisulenses e da Fetrafi-RS é pela aprovação do Acordo nas assembleias desta noite. “Foi uma construção do Comando junto com a nossa base. Uma negociação difícil, onde tivemos que ser firmes em não aceitar perda de direitos, mas conseguimos garantir a renovação do ACT na íntegra sem nenhum retrocesso e aprovamos importantes avanços”, destacou a diretora da Fetrafi-RS Raquel Gil de Oliveira.

“Estamos em um momento difícil da conjuntura nacional. Dissemos vários nãos para o Banco, mas nosso objetivo era resolver até ontem para podermos colocar a proposta em votação na nossa assembleia de hoje”, reforçou a diretora da Fetrafi-RS Ana Maria Betim Furquim.

Concurso garantido
O Comando garantiu junto ao Banco, por meio do concurso público, a reposição dos colegas que saíram no PDV anterior e também do próximo, previsto para o ano que vem. Serão 824 vagas iniciais, mais o que resultar na adesão ao PDV, que podem ser até mais de 800 novamente. O acordo prevê que só sairão colegas após a entrada dos concursados.

“Este é um dos melhores acordos dos últimos anos, tendo em vista que vamos conseguir uma reposição de colegas. Vamos suprir o déficit e repor na integralidade todos que saem. É também a oportunidade para muitas famílias terem uma colocação digna no mercado”, pontuou o presidente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis, Cleberson Pacheco Einholz.

Valorização dos ONs
Com relação a valorização dos ONs, a proposta foi de 20% de reajuste na gratificação, incidindo sobre as demais verbas, como férias e 13º salário. “Até ontem a proposta do Banco era de 15%. Tencionamos e, com todas as dificuldades, saímos bem da negociação. Trata-se de 150% a mais que o reajuste da Fenaban e que ano que vem vai reajustar de novo e com os reflexos”, pontuou o diretor da Fetrafi-RS Sergio Hoff.

Além disso, os Banrisulenses conseguiram algumas melhorias no PDV apresentado pelo Banco, como a progressão de faixa dos gerentes gerais, que terão um percentual de 0,40 na adesão ao programa, o que pode favorecer até mesmo a progressão de carreira dos ONs. “O resultado da mesa é superior à mobilização. Teremos o maior concurso da história do país, que vai garantir a entrada de uma nova geração no Banco”, frisou outro diretor da Federação, Fábio Soares Alves.

Combate ao assédio
Outro avanço importante da negociação foi a adesão do Banrisul à cláusula 61 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que trata da Resolução de Conflitos relacionados ao assédio no trabalho. Esta ainda teve uma evolução: foi garantida a participação do movimento sindical na apuração das denúncias que chegarem ao Banco, por meio da Comissão Paritária de Saúde. “Temos que valorizar todas as conquistas desta campanha, não só as econômicas”, reforçou a diretora da Federação e membro da Comissão de Saúde do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa.

“Essa negociação é motivo de orgulho e não podemos desvalorizar o processo que conseguimos construir esse ano. Pra mim, a gente ganhou esse jogo. Em outubro a gente precisa virar esse jogo”, lembrou o presidente do SindBancários Porto Alegre, Luciano Fetzner, em referência às eleições deste ano, cujo resultado pode influenciar até mesmo na manutenção do Banco público e dos direitos conquistados.

Resumo da negociação com o Banrisul
► Garantia de Concurso Público para 824 novos trabalhadores(as), além da reposição total de todas as demissões por adesão ao PDV.
► PDV – Nos mesmos parâmetros do PDV/2020, melhorando o valor do incentivo para os GGs e Auditores. Os ONs terão a gratificação de ON no cálculo do incentivo. ATENÇÃO! A adesão ao PDV tem como consequência QUITAR eventuais créditos que se tenha com o Banrisul, inclusive de Ações Judiciais.
► Reajuste de 20% na gratificação de ONs (150% maior que o reajuste FENABAN)
► Adesão ao um Programa Nacional Resolução de Conflitos (assédios) com participação da Comissão de Saúde no acompanhamento.

Portanto:
– Acordo Coletivo foi renovado integralmente com todas as cláusulas econômicas reajustadas pelo índice da Convenção/Fenaban.
– Maior concurso público da história do banco;
– Reajuste da gratificação de ONs 150% acima do reajuste da Fenaban.

A minuta do ACT será submetida para aprovação em assembleias nesta quarta-feira, a partir das 19h.

Fonte: Fetrafi-RS com edição de SEEB/SM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − três =