Sindicato retoma processo de modernização do Estatuto
Na votação anterior o quorum mínimo não foi atingido

A votação on-line sobre a modernização do Estatuto do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região será retomada nesta quinta-feira (13), às 18h, via http://votacao.bancariossm.org.br/votacao (também disponível no App do Sindicato). O pleito seguirá disponível durante toda próxima semana até as 18h de segunda-feira (24).

Os eleitores irão votar SIM ou NÃO ao seguinte questionamento: “Você aprova a Reforma Estatutária e Extensão de Base do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Maria e Região, conforme proposto em edital publicado no Diário Oficial da União – Seção 3, Edição nº 182 do dia 23/09/2022 na página 178?“.

Abaixo, confira um resumo das principais alterações propostas no Estatuto do Sindicato:

  1. Inclusão, na base sindical, dos municípios Dilermando de Aguiar, Itaara, Ivorá, Jari, Nova Esperança do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, São João do Polêsine e São Martinho da Serra.
  2. Modernização dos termos que representam a categoria profissional representada pelo Sindicato.
  3. Adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
  4. Adequação às formas de reunião virtuais, híbridas ou presenciais.
  5. Adequação às votações virtuais, híbridas ou presenciais. Utilização de aplicativos e meios eletrônicos.
  6. Alteração do tempo de mandato da Diretoria Executiva de três para quatro anos. Justifica-se para ficar em conformidade com as demais instâncias que já contam com mandato de quatro anos.
  7. Alteração do quórum mínimo para validade de assembleia para 40% dos associados ativos.
  8. Garantia da observância da proporcionalidade de gênero onde será exigido que a diretoria executiva conte com diversidade de gênero quanto maior possível desqualificando a chapa que exceder dois terços de representatividade de um único gênero. Na prática é proibido que um gênero, por exemplo masculino, domine a chapa mais que dois terços dos integrantes.

Confira a proposta completa: Estatuto Modernizado.

Marcio Kolinski Silva
Diretor de Comunicação
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 17 =