Assembleia aprova modernização do Estatuto do Sindicato
A modernização do Estatuto do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região foi aprovada por 97,52% dos participantes da assembleia virtual concluída nesta segunda-feira (24). Além disso, foi atingido o quórum mínimo de 2/3 dos associados aptos a votar.
“Agradecemos imensamente aos 567 colegas que votaram e colaboraram com as melhorias propostas”, afirma o diretor de Comunicação do Sindicato, Márcio Kolinski.
A próxima etapa do processo é o registro em cartório e o posterior cadastramentos nos órgãos governamentais competentes.
Abaixo, confira um resumo das principais alterações aprovadas no Estatuto do Sindicato:
- Inclusão, na base sindical, dos municípios Dilermando de Aguiar, Itaara, Ivorá, Jari, Nova Esperança do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, São João do Polêsine e São Martinho da Serra.
- Modernização dos termos que representam a categoria profissional representada pelo Sindicato.
- Adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
- Adequação às formas de reunião virtuais, híbridas ou presenciais.
- Adequação às votações virtuais, híbridas ou presenciais. Utilização de aplicativos e meios eletrônicos.
- Alteração do tempo de mandato da Diretoria Executiva de três para quatro anos. Justifica-se para ficar em conformidade com as demais instâncias que já contam com mandato de quatro anos.
- Alteração do quórum mínimo para validade de assembleia para 40% dos associados ativos.
- Garantia da observância da proporcionalidade de gênero onde será exigido que a diretoria executiva conte com diversidade de gênero quanto maior possível desqualificando a chapa que exceder dois terços de representatividade de um único gênero. Na prática é proibido que um gênero, por exemplo masculino, domine a chapa mais que dois terços dos integrantes.
Confira a proposta completa: Estatuto Modernizado.
Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região