CUT-RS promove Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras, em 20 de maio

A CUT-RS promove no próximo dia 20 de maio (sábado), das 8h às 17h30, o Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT no Rio Grande do Sul, no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região disponibilizará transporte às bancárias que desejarem participar do evento.

O evento será exclusivamente presencial. “Vamos celebrar o nosso reencontro depois de mantermos a nossa mobilização no meio virtual durante a pandemia”, afirma a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Mara Weber.

Segundo ela, “o objetivo é compreender o mundo do trabalho que enfrentamos no dia-a-dia, ter uma escuta atenta das várias vivências das mulheres, do campo e cidade, nas diferentes categorias do setor público e privado e comunidade e, a partir dessa escuta, construir de forma coletiva as propostas para fortalecer nossa unidade e organizar a luta na sua base e comunidade para melhorar a vida das mulheres”.

Haverá uma exposição da economista Lúcia Garcia, do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Ela é mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS) e especialista em estudos do mercado de trabalho.

Mara destaca que esse será o primeiro encontro presencial de mulheres após o início da pandemia da covid-19. Também acontece após os importantes atos de 8 de março e 1º de maio, com a distribuição de milhares de exemplares do gibi “Mexeu com uma, mexeu com todas” produzido pela CUT-RS.

Clique aqui para acessar o gibi das mulheres

Trabalho igual, salário igual
Segundo a dirigente sindical, estarão em debate temas como o combate à violência e ao assédio no ambiente de trabalho e na vida, e a luta pelo trabalho decente e por salário igual para trabalho igual e oportunidades de acesso a cargos de chefia e espaços de poder e decisão.

“A renda das mulheres tem distorções em relação aos homens, e essa injustiça é ainda maior com as mulheres negras não conseguem acessar cargos condizentes, devido ao machismo e ao racismo estrutural no mercado de trabalho”, denuncia Mara.

A sindicalista ressalta que “o trabalho decente precisa ser visto como trabalho livre de violência, assédio moral e sexual, salário justo e relações democráticas, mas não só. Implica no acesso à transporte público de qualidade, escola pública de qualidade com turno integral e vagas nas creches, por exemplo, bem como a democratização do acesso a cargos de chefia”.

Ela defende também “que dentro do movimento sindical haja acesso a espaços de poder e decisão, paridade e equidade”.

Combater a violência no trabalho e na vida
Conforme Mara, “será um encontro de muita escuta, buscando a construção de pauta que servirá para a vida das mulheres trabalhadoras”.

“A finalidade é que as participantes possam levar para as suas bases e manter viva a construção coletiva da pauta das mulheres trabalhadoras CUTistas, visando encaminhar essas lutas em seus territórios, ramos e nas mesas de negociações coletivas”, destaca Mara.

“A luta das mulheres é uma política permanente que a gente vem desenvolvendo e mantendo a regularidade de debates”, salienta. “A luta das mulheres é luta da classe trabalhadora e precisamos enfrentar a violência contra mulher no trabalho e na vida”, aponta Mara.

Confira a programação do encontro
8h – Acolhimento com café da manhã e abraços
9h – Mística com danças circulares
9h30 – Abertura
10h – Exposição: As Mulheres no Mundo do Trabalho, com a economista Lúcia Garcia, do Dieese-RS
10h25 – Trabalho em grupos por macrossetor e comunidades: Como estás vivenciando o teu trabalho?
12h – Almoço coletivo
13h – Retorno dos trabalhos de grupos por macrossetor e comunidade
14h – Apresentação e sistematização do trabalho em grupos e aprovação da Carta das Mulheres Trabalhadoras CUTistas e das Comunidades
16h – Marcha das Margaridas 2023: Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver
16h30 – 16º CECUT-RS
17h – Encerramento com lanche da tarde e confraternização.

Como participar do encontro
Para participar do encontro, é preciso fazer inscrição prévia, através do link https://forms.gle/7Xv4Z16A3qYTw3Z46.

As dúvidas poderão ser esclarecidas, através do WhatsApp da secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/RS, Mara Weber: 51 99216-0202

Fonte: CUT-RS e SEEB-SM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =