Bancários têm descontos e até vacinação gratuita contra a gripe. Confira!
Campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

Começou oficialmente no dia 25 de março a campanha de vacinação contra a gripe de 2024. Agindo para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza, o Ministério da Saúde afirma que a vacinação é a melhor forma de garantir a proteção contra a doença. A campanha segue até o dia 31 de maio, estando programado o Dia D da vacinação para o dia 13 de abril.

“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

No Rio Grande do Sul, a estimativa é de vacinar cerca de 5 milhões de pessoas dos grupos prioritários, sendo eles:

  • Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
  • Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores de todos os níveis
  • Povos indígenas
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das forças armadas
  • Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
  • Trabalhadores portuários

Quem não está entre os grupos prioritários, pode se vacinar em clínicas privadas para se proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Confira abaixo alguns benefícios para a vacinação dos bancários:

Banrisul

A Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul  (Cabergs) conta com uma parceria com a Loja Panvel Clinic para a vacinação contra a gripe. Basta o beneficiário dirigir-se à loja Panvel Clinic mais perto e apresentar a sua carteira virtual Cabergs para ter direito ao valor promocional de R$69,90. O pagamento será de responsabilidade do beneficiário, diretamente na loja (à vista, cartão de crédito ou Banricompras). É necessário ter em mãos a carteira de vacinação para os registros.

Santander

Já o Santander está com adesão até o dia 5 de abril para os funcionários que quiserem se vacinar contra a gripe. Para isso, deverá acessar: Portal Pessoas > Nossa Oferta para você > Seu equilíbrio de vacinação (e então clicar em “quero me vacinar”).

De acordo com o banco, após o período de adesões, a partir de abril será divulgado o calendário, as clínicas credenciadas e demais locais para vacinação. A vacina é gratuita aos funcionários da ativa, que deverão, obrigatoriamente, aderir à campanha.

 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil tradicionalmente fornece vacinas aos funcionários da ativa. Porém, neste ano, ainda não foi anunciado o calendário de vacinação. A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) possui convênios com algumas clínicas que oferecem vacinas. É indicado que o funcionário consulte se a clínica possui convênio para acessar o desconto. Caso a Cassi anuncie o calendário, o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região irá informar.

 

Medidas adicionais

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região lembra que nossa conduta individual pode ter um impacto significativo na saúde da comunidade. Mesmo com a ampla disponibilidade de vacinas contra a gripe, não podemos subestimar a importância de adotar medidas adicionais para evitar a transmissão de doenças respiratórias.

Utilizar máscaras em locais públicos, especialmente ao manifestar sintomas de gripe, é um exemplo claro de como podemos exercer empatia e cuidado com os outros. Além disso, a higienização frequente das mãos com álcool em gel é outra medida simples, mas eficaz, para reduzir o risco de propagação de vírus e bactérias.

Essas simples ações não apenas protegem aqueles ao nosso redor, mas também contribuem para criar um ambiente mais seguro e saudável para toda a comunidade.

“A vacinação é uma forma de prevenção muito eficaz contra todas as doenças. A vacina da gripe, em especial, é muito importante para nós que lidamos com grande fluxo de pessoas em ambientes fechados em um clima frio e úmido como o do Sul”, reforça a secretaria de Saúde e Assistência Social do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Silvana Marshall.

Portanto, enquanto nos beneficiamos da proteção oferecida pelas vacinas contra a gripe, não devemos esquecer o papel essencial que devemos desempenhar na prevenção da propagação de doenças respiratórias. Cada ato de precaução e empatia que praticamos reforça os laços de solidariedade em nossa sociedade.

Nathália Arantes, Jornalista e Cientista Social
Assessora de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − três =