Estudo busca compreender os riscos psicossociais no ambiente de trabalho e as estratégias defensivas utilizadas por bancários da ativa de Santa Maria e região
Desenvolvido por acadêmica do curso de psicologia da Fisma, pesquisa está com questionário aberto para a participação dos bancários

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região convida todos os bancários da ativa a participarem como voluntários da pesquisa que abordará os riscos psicossociais no ambiente de trabalho e as estratégias defensivas utilizadas.

O objetivo do estudo é investigar os riscos psicossociais enfrentados pelos bancários e as possíveis estratégias de defesa adotadas diante desses desafios. Compreender a dinâmica do ambiente de trabalho e suas implicações sociais é fundamental para promover condições laborais mais saudáveis e satisfatórias.

A pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica Juliane Flesch Rodrigues, vinculada ao Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Loren Aita Riss. De acordo com a graduanda, a pesquisa surge do seu desejo de contribuir com a sociedade, em específico no contexto do trabalho, construindo uma ponte entre o saber científico/acadêmico da psicologia e o trabalhador bancário.

 

PARTICIPE DA PESQUISA RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO: UM ESTUDO FRENTE AS ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS UTILIZADAS POR BANCÁRIOS

 

“Esse mapeamento poderá contribuir para o entendimento geral do cenário bancário e também permitirá uma compreensão mais profunda das dinâmicas específicas enfrentadas por essa população em seu contexto geográfico e cultural”, explica Juliane.

Conforme a pesquisadora, a expectativa é que os resultados do estudo possam influenciar diretamente na elaboração de políticas locais, adaptadas às realidades da comunidade bancária de Santa Maria e região. Diante disso, ela avalia o quanto é importante identificar o uso das estratégias defensivas no ambiente de trabalho.

A professora, orientadora Loren, destaca que, ao responder a pesquisa, o trabalhador terá a possibilidade de refletir sobre o seu fazer diário enquanto bancário, permitindo que eles identifiquem aspectos que, diante de suas perspectivas, possuem relação com o seu fazer. 

“Momentos como esse, são difíceis de acontecer, seja dentro do próprio cenário do trabalho ou até mesmo na forma individual, pois a rotina que envolve o trabalho acaba por não possibilitar esses espaços de reflexão sobre o trabalho em específico e tudo que está atravessado por ele”, observa.

A professora acrescenta que a pesquisa, ao ser liberada para a captação de respostas, está sob a garantia dos critérios do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP),  que assegura uma maior segurança, credibilidade, validade e fidedignidade dos resultados apresentados, por meio de avaliação criteriosa de índices indispensáveis aos estudos científicos. 

“O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos prima por todos os cuidados éticos que envolvem a pesquisa, sendo importante diante de toda pesquisa científica, a fim de validar por meio de sua avaliação os critérios éticos envolvidos. Isso permite e possibilita maior segurança na sua execução, protegendo o participante, o pesquisador e a instituição envolvida”, aponta a professora orientadora.

PARTICIPE!

Você está  convidado a responder a um formulário online, que inclui um questionário biossociodemográfico e laboral, três escalas e três perguntas abertas. Estima-se que o tempo necessário para completar o questionário seja de aproximadamente vinte minutos.

Entendemos que sua colaboração é crucial para avançarmos na compreensão das estratégias de defesa adotadas pelos bancários em seu ambiente de trabalho. Sua participação ajudará a identificar pontos de melhoria e contribuirá para a promoção de um ambiente laboral mais saudável e seguro para todos.

Para participar, acesse o formulário online disponível aqui e preencha-o com atenção. No primeiro momento, você irá acessar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, onde será informado quanto aos detalhes da pesquisa. Após a concordância em participar do estudo, você terá acesso ao formulário da pesquisa. Em cerca de 20 minutos você terá finalizado sua participação e contribuído com o estudo! Destacamos que o participante receberá uma cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em seu e-mail cadastrado no formulário.

Contamos com a sua participação, pois ela  é valiosa e fará toda a diferença!

Nathália Arantes, Jornalista e Cientista Social
Assessora de imprensa
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

One thought on “Estudo busca compreender os riscos psicossociais no ambiente de trabalho e as estratégias defensivas utilizadas por bancários da ativa de Santa Maria e região

  • 8 de abril de 2024 em 17:39
    Permalink

    Contamos com a participação de todos os bancários!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 20 =