Sindicato dos Bancários lança Cine em Debate
Iniciativa promove formação continuada por meio do audiovisual
O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região (Seeb), visando uma formação coletiva a respeito dos desafios do trabalho e sindicalismo, lança neste mês de abril o Cine em Debate.
A iniciativa mensal pretende ser um espaço de discussão, com base em filmes e vídeos, aspectos e desafios do mundo do trabalho, entre eles: transformações e desafios do mundo do trabalho e do sindicalismo, questões de gênero, raça e violências no ambiente de trabalho.
O secretário de Formação do Seeb, Carilo Machado, ressalta que o ‘Cine em Debate’ surge a partir de uma demanda do sindicato em promover uma formação continuada.
“No ano passado havíamos feito com novos dirigentes sindicais sobre a história e formação do sindicalismo. Este ano a ideia é debater perspectivas diversas que atravessam o mundo do trabalho – gênero, raça, subjetividade do trabalho, adoecimento, superexploração. É um espaço de troca de conhecimentos, integração, e de formação conjunta”, destaca.
O QUE É: formação coletiva para discutir, com base em filmes e vídeos, aspectos e desafios do mundo do trabalho.
COMO FUNCIONA: divulgaremos o conteúdo audiovisual a ser debatido, plataforma onde assistir e texto complementar. Nos encontros, debateremos coletivamente as diferentes perspectivas dos assuntos levantados.
Primeiro encontro
O primeiro Cine em Debate ocorre no dia 23 de abril, às 18h, na Sede II (Rua Serafim Valandro, 835 – sala 21).
Nele será debatido o filme Abraço (2020), de DF Fiuza.
Produzido pelo Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe), o filme é uma obra de ficção baseada em fatos reais. Apresenta a luta de professores sergipanos contra a perda de direitos. É nesse contexto que a história da professora Ana Rosa é contada, a qual vive o desafio de uma jornada tripla: ser mãe, mulher e diretora do sindicato dos professores. Diversas cenas despertam o debate sobre o machismo, o racismo, a unidade e a resiliência da categoria.
A produção está disponível no Amazon Vídeo (para assinantes) e no YouTube (R$6,90 o aluguel).
Neste mês, a sugestão de leitura para embasamento do nosso debate é o texto Gênero, patriarcado, trabalho e classe (Helena Hirata).
Participe também do nosso grupo do Cine em Debate no WhatsApp! Lá você poderá sugerir materiais complementares e discutir sobre. Acesse: https://chat.whatsapp.com/DsBFd92TcKzAqsMpFXyhqB
Quem sabe articular com o Cineclube Lanterninha Aurélio da CESMA que tem um “baita” espaço para exibição