Bancários da Caixa de Santa Maria e Região aprovam greve a partir de terça (17)
Nova proposta do banco foi rejeitada em votação
Nesta quinta-feira (12) ocorreu a continuação da Assembleia Geral Extraordinária instaurada no dia 10 de setembro de 2024 e mantida de forma permanente. A convocação transcorreu após a Caixa Econômica Federal apresentar nova proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) na última quarta-feira (11), contendo alterações em diversas cláusulas que anteriormente violavam vários direitos já conquistados pelos trabalhadores.
A reunião aconteceu de forma virtual pelo sistema Google Meet, às 18h em primeira chamada e 18h30 em segunda e última chamada. A presidenta da Associação dos Avaliadores de Penhor da Caixa, Michele Venzo, e a diretora da Fetrafi-RS, Cris Garbinato, participaram de forma virtual expondo o atual cenário e esclarecendo dúvidas.
Após deliberação, a votação ocorreu por meio da plataforma JB Sistemas e contou com o voto de 51 funcionários da Caixa. O resultado foi pela rejeição do ACT proposto pelo banco com 74,51% dos votos (veja os números no gráfico abaixo). Diante do resultado, os bancários da Caixa Econômica Federal de Santa Maria e Região aprovaram a greve a partir de terça-feira (17).
Um dos principais pontos levantado pelos presentes é a ausência da apresentação da minuta pelo banco, trazendo insegurança jurídica diante do termos a serem referidos. Mais uma vez, o banco vem lidando de forma pueril diante dos direitos e das preocupações legítimas dos envolvidos. A falta de transparência e a ausência de uma minuta clara e detalhada não apenas aumentam a insegurança jurídica, mas também comprometem a confiança e a efetividade do processo em questão.
A assembleia segue aberta de forma permanente, podendo haver novas convocações assim que necessário.