Sistema Diretivo da Fetrafi-RS aprova calendário de encontros e reforça pautas sobre segurança e jornada de trabalho

Na manhã desta quarta-feira (28), ocorreu, em Porto Alegre, a Reunião do Sistema Diretivo da Fetrafi-RS, reunindo membros do Colegiado Executivo, do Conselho Fiscal, representantes sindicais e delegados(as) das entidades de base. Representando o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, participaram os diretores Julcileia Pereira, Margarete Thomasi, Márcio Kolinski e Carilo Marzari.

A reunião teve início com a análise e aprovação, por unanimidade, do relatório e do balanço financeiro anual da gestão. Na sequência, houve um debate sobre o Projeto de Lei 199/2023, de autoria do deputado estadual Miguel Rossetto (PT), que torna obrigatória a instalação de portas eletrônicas giratórias e individualizadas em agências bancárias no Rio Grande do Sul. O parlamentar participou da reunião e realizou uma exposição sobre a conjuntura e a importância da medida para a segurança de trabalhadores e usuários dos serviços bancários.
A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa em 3 de dezembro de 2024 e sancionada pelo governo do estado em 25 de dezembro do mesmo ano. A nova legislação altera a Lei nº 15.105, de 12 de janeiro de 2018, para tornar obrigatória a instalação de portas giratórias com detectores de metais e de portas de acesso individualizado em todos os estabelecimentos bancários, financeiros, de crédito ou securitários que realizem guarda ou movimentação de dinheiro.
Jornada de trabalho

A campanha “A vida não tem hora extra”, promovida pela CUT/RS, foi um dos temas centrais da Reunião do Sistema Diretivo da Fetrafi-RS. O presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, participou do encontro e reforçou a importância da iniciativa, que defende a redução da jornada de trabalho com valorização salarial e mais qualidade de vida para os trabalhadores. A campanha denuncia os impactos da jornada excessiva na saúde, no convívio familiar e no direito ao descanso.
Esse debate também foi pauta no Dia do Trabalhador. No 1º de Maio, o Sindicato destacou a mobilização do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que impulsionou a PEC 8/2025, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A proposta estabelece o limite de oito horas diárias e 36 horas semanais, com organização em uma escala 4×3 — quatro dias de trabalho e três de descanso —, sem redução salarial.
A campanha da CUT também dialoga com um tema urgente para os banrisulenses: a proposta apresentada pelo banco que remodela cargos e funções de 6 horas, reduzindo a jornada para boa parte do quadro funcional, mas que prevê corte salarial de até 37%. A medida, rechaçada pela Comissão de Organização de Empregados do Banrisul (COE) em mesa de negociação, fere o princípio da valorização sem perdas.
Calendário de encontros 2025
Durante a reunião, foi aprovado por ampla maioria o calendário de encontros dos Bancários para o ano de 2025. As atividades, todas em formato virtual, estão distribuídas por banco e culminam na realização da Conferência Estadual dos Bancários.
Confira as datas:
- 05/07/2025 (sábado), às 9h
Encontro Estadual dos/as Funcionários/as do Banco do Brasil
Encontro Estadual dos/as Empregados/as da Caixa
Encontro Nacional dos/as Empregados/as do Banrisul - 08/07/2025 (terça-feira), às 18h
Encontro Estadual dos/as Empregados/as do Itaú - 09/07/2025 (quarta-feira), às 18h
Encontro Estadual dos/as Empregados/as do Santander - 10/07/2025 (quinta-feira), às 18h
Encontro Estadual dos/as Empregados/as do Bradesco - 12/07/2025 (sábado), às 9h
Conferência Estadual dos Bancários
Texto: Nathália Arantes (Jornalista – SEEB Santa Maria e Região)