Santa Maria terá ato contra o racismo neste sábado (20)
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695. Ele lutou contra a escravidão e foi assassinado enquanto defendia os direitos do povo negro.
A data busca reforçar a importância das ações de combate ao racismo e à desigualdade social no país, assim como promover a valorização da cultura afro-brasileira.
Em Santa Maria, neste sábado (20), a partir das 16h, haverá uma manifestação na Praça Saldanha Marinho com a presença de lideranças negras e a realização de performances e apresentações musicais.
A chamada para o ato é “Sem o povo negro não existe Brasil”.
A atividade integra o CalendAFRO, agenda elaborada pelo Movimento Negro Unificado (MNU), em parceria com diversas outras entidades e coletivos, para promover atos públicos, exposições artísticas, homenagens e rodas de conversa que pautem temáticas diretamente relacionadas à negritude e à centralidade da pauta antirracista nos locais de estudo, trabalho, moradia e cultura.
Durante todo o mês de novembro, então, Santa Maria foi e será palco de ações que visam a denunciar o racismo cotidiano, institucional e estrutural; a gritar que “vidas negras importam” e a fazer avançar, a passos largos, a construção de uma sociedade antirracista.
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região