Bancários da Caixa de Santa Maria e Região aprovam a renovação do ACT
A expectativa é que, na próxima campanha, a unidade garanta melhores condições para todos

Assembleia contou com a participação de 42 funcionários da Caixa

Em continuação à Assembleia Geral Extraordinária instaurada no dia 10 de setembro de 2024 e mantida de forma permanente, nesta sexta-feira (13) ocorreu mais uma reunião para definições a respeito do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Este terceiro encontro  foi marcado para reavaliação diante do cenário nacional em que, até a noite de quinta-feira (12), das 140 bases sindicais que fazem parte do Comando Nacional dos Bancários, 112 tinham aprovado o acordo, incluindo São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Ceará e Porto Alegre. 

Diante da aprovação de grande parte das bases, o documento também já tem data para ser assinadosegunda-feira (16), a partir das 14h – e o banco prometeu efetuar o crédito da parcela de antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) na terça-feira (17).

A assembleia aconteceu de forma virtual pelo sistema Google Meet, às 18h em primeira chamada e 18h30 em segunda e última chamada. Após deliberação, a votação ocorreu por meio da plataforma JB Sistemas e contou com o voto de 42 funcionários da Caixa. O resultado foi pela aprovação do ACT proposto pelo banco com 95,24% (veja os números no gráfico abaixo). Diante do resultado, a greve, marcada para a próxima terça-feira (17), está encerrada.

Proposta foi aprovada com 95.2% dos votos

Apesar da aprovação da proposta, a base de Santa Maria e Região aponta a insatisfação diante da proposta. A mobilização dos bancários e bancárias da região central do Rio Grande do Sul serve como exemplo de luta pelos direitos e não contentamento diante de uma proposta insatisfatória.

A expectativa e o sentimento dos que participaram da assembleia é de que, daqui a dois anos, na próxima Campanha Salarial dos Bancários, a unidade da categoria seja fundamental para a defesa dos direitos trabalhistas e para garantir melhores condições para todos. A luta contínua pela justiça e pelos direitos dos trabalhadores será crucial para que alcancemos resultados mais satisfatórios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =